Blog

Massa magra versus gordura corporal

Para definir o quão saudável está o nosso corpo, é preciso considerar diversos fatores, além do percentual de gordura que existe nele.

O nosso corpo é constituído de massas magras e massas gordas. E o reflexo dessas massas aparece na balança na hora da pesagem.

A massa magra concentra mais peso, enquanto a gordura corporal apresenta mais volume. É por esse motivo que muitas vezes pessoas com gordura corporal aumentada têm uma silhueta maior do que pessoas que têm o mesmo peso, porém com maior massa magra e menor massa gorda.

Para entender melhor sobre a massa magra e a gordura corporal, vou explicar sobre elas.

Massa magra

Massa magra versus gordura corporal

A massa magra é composta por tudo que não é gordura corporal. Por exemplo: músculos, ossos, órgãos, líquidos. E se você pretende emagrecer, quanto mais massa magra tiver, mais fácil será.

Quanto mais músculo um indivíduo tem, mais energia ele gasta para sustentar a massa muscular. Ou seja, maior é sua capacidade de queimar gordura.

Ganhar músculos pode não ser tão simples assim. Porém, com foco e disciplina é possível alcançar esse objetivo.

O primeiro passo é focar em treinamento físico resistido, como a musculação, crossfit, funcional ou algo que estimule o rompimento das fibras musculares.

É importante ressaltar que não construímos músculos durante o treino. O treino serve para lesionar as fibras musculares e é no processo de regeneração dessas fibras que iremos construir uma maior massa muscular.

Além do treino intenso, é necessário tornar nosso corpo um ambiente propício ao ganho de músculo, oferecendo um apoio nutricional adequado. O consumo de proteínas é fundamental para a construção muscular.

Um outro passo importante é o descanso adequado. A regeneração muscular seguida do aumento do volume muscular acontece, na verdade, durante o nosso descanso. Portanto treine de forma intensa, alimente-se adequadamente, dê tempo para o reparo das fibras e não negligencie o seu sono, pois dormir bem é essencial para quem quer construir uma boa massa muscular.

Gordura corporal

Massa magra versus gordura corporal

Todo o excesso alimentar que ingerimos e não gastamos irá ser estocado no nosso corpo na forma de gordura corporal.

Antigamente pensava-se que a gordura corporal servia apenas como um isolante térmico ou como um protetor para nossos órgãos.

Hoje, sabemos que a gordura é na verdade um grande órgão endócrino. Dentre suas funções, chamo a atenção para uma: a sua capacidade de liberar citocinas inflamatórias. Mas o que isso significa, Dr. Marcio?

Bom, isso significa que quanto mais gordura corporal temos, maior é a inflamação circulante no nosso corpo. Quanto mais inflamado nosso corpo se encontra, maior o risco de desenvolver uma série de doenças como diabetes, hipertensão, infarto, derrames, Alzheimer e câncer, entre outras.

Por este motivo, estudos mostram que não existe obeso saudável. Um homem que apresente circunferência abdominal acima de 94 cm e uma mulher que apresente esta circunferência acima de 80 cm, encontra-se em risco aumentado para infarto e derrames.

Por mais que os exames estejam “normais” no momento da avaliação, o risco aumentado de doenças está presente.

Por este motivo, manter uma gordura corporal dentro de um nível adequado é essencial para quem quer viver mais e melhor.

Massa magra x gordura corporal

De um lado temos a massa magra, algo que nos dá sustentação, movimento, força, qualidade de vida. Do outro temos a massa gorda, uma grande reserva de energia que quando em excesso nos inflama e aumenta o risco de doenças.

Quem quer viver com mais qualidade de vida, deve priorizar maximizar a massa magra e minimizar a massa gorda.

4 dicas para ganhar massa magra

Existem algumas maneiras de ganhar massa magra que, como já vimos, é saudável para nosso organismo.

Realize exercícios

Massa magra versus gordura corporal

Priorize a prática de atividades físicas resistidas como a musculação, crossfit, funcional ou algo que te faça exercer uma força contra uma resistência.

Treine intenso! Isso significa que, ao treinar, conecte-se com aquele momento. Foque no músculo que está sendo trabalhado e siga com as repetições até a falha. Somente assim ocorrerão as microlesões musculares necessárias, para serem posteriormente regeneradas e gerarem o processo de hipertrofia (aumento muscular).

Além de mais saúde e qualidade de vida, você ganha todo o bem-estar que a atividade física traz para o organismo.

Alimentação

Massa magra versus gordura corporal

A alimentação precisa proporcionar um estado de anabolismo. Ou seja, precisa tornar o ambiente corporal propício ao crescimento. Por este motivo as calorias ingeridas precisam superar as calorias gastas. Mas o mais importante é focar na proporção entre os macronutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos). Carboidratos e gorduras podem ser vistos como nossa fonte de combustível e as proteínas são os blocos que serão utilizados para construir músculo.

Sono

Lembre-se que a construção muscular se faz, na verdade, durante o sono reparador. Dê o tempo adequado para seu músculo recuperar e se regenerar e procure ter um sono adequado e restaurador.

Massa magra versus gordura corporal

Orientação

Para que você entenda exatamente como deve ser a sua dieta e treino, é muito importante que você procure profissionais habilitados e disponibilize sua alimentação e rotina de treino para eles.

Dessa maneira o profissional médico ou nutricionista poderá indicar os melhores alimentos e o profissional de educação física indicará a melhor rotina de treino a ser seguida.

E então, entendeu a diferença entre massa magra e gordura corporal? Se ainda resta alguma dúvida, entre em contato comigo, pela minha página no Facebook, clicando AQUI ou, se preferir, mande direct no Instagram, clicando AQUI.

Massa magra versus gordura corporal

Posts Relacionados